Mensagens : 455 Data de inscrição : 24/07/2008 Idade : 33 Localização : Porto de Mós, Leiria
Assunto: [Novo álbum] Sirenia - The 13th Floor Sex Dez 12, 2008 4:21 pm
Os Sirenia são uma banda norueguesa de Gothic Metal, nascida na cidade de Stavanger em 2001. O primeiro álbum, At Sixes And Sevens de 2002, foi um dos melhores álbuns de estreia de Gothic Metal de sempre e lançou a banda logo para um plano bastante elevado no género. O álbum seguinte, An Elixir For Existence (2004), confirmou o grande potencial da banda, que elevava o Gothic Metal a um novo patamar e cujos violinos e coros se tornaram imagem de marca. No entanto, após mais um lançamento (o EP Sirenian Shores, também em 2004), a saída de Henriette Bordvik, a excelente vocalista feminina da banda, deixou a sua marca. Entraram num período instável, no qual Monika Pedersen dos Sinphonia acabou por ingressar na banda. Em 2007, lançam o álbum Nine Destinies And A Downfall, o álbum mais fraco de sempre da banda, por terem fugido ao seu som original para um Gothic Metal ultra melódico, próximo do Dream Pop. Entenda-se, no entanto, que apesar de ser muito mais fraco que os anteriores, é um bom álbum com grandes músicas.
Por tudo isto, este novo álbum dos Sirenia, The 13th Floor, era aguardado com muita expectativa. Era talvez a única oportunidade que a banda tinha de se "redimir" pelo álbum anterior, se voltassem ao som antigo. Depois da saída de Monika Pedersen em 2007, no início de 2008 a espanhola Pilar Giménez García "Ailyn" entrou para o seu lugar.
Agora que ouvi o álbum, tenho três aspectos a salientar. Primeiro, a voz da Ailyn é exactamente o meio termo entre a Henriette e a Monika. Parece que era esse o grande objectivo da banda, porque (segundo aspecto) a parte instrumental do álbum também é o meio termo entre os dois primeiros álbuns e o Nine Destinies And A Downfall. Neste The 13th Floor, os Sirenia pegaram no melhor do som antigo, no melhor do novo som e juntaram tudo. Resultado? Poderia ser melhor, uma vez que o som antigo por si só eclipsava o novo som, mas no geral é um grande álbum de uma grande banda de Gothic Metal. Aqui fica a música que mais me surpreendeu do álbum, talvez por ser a mais agressiva e mais parecida com o som do álbum At Sixes And Sevens.
The Mind Maelstorm do álbum The 13th Floor
My Mind's Eye do álbum Nine Destinies And A Downfall
Meridian (Acoustic) do EP Sirenian Shores
A Mental Symphony do álbum An Elixir For Existence