O Metal Storm Awards é um concurso anual organizado pelo MetalStorm, um site de Metal originalmente estoniano que hoje tem cerca de 15 mil registos de membros de todo o mundo. Os seus prémios são votados por um grande número de membros e, como tal, são bastante fieis à opinião pública geral da comunidade metaleira. É sempre um concurso emocionante desde que foi criado em 2004.
O Metal Storm Awards 2008 está agora em fase de pré-votação. Os membros registados no site podem ir ao fórum e dar as sugestões para os nomeados por categorias. Aqui ficam as categorias, bem como os vencedores do ano passado. Mais informações quando saírem os nomeados de 2008.
Metal Storm Awards 2007
Melhores álbuns por género:
Alternative Metal
Apocalyptica - Worlds Collide
Atmospheric/Symphonic Metal
Therion - Gothic Kabbalah
Avantgarde Metal
Cadaveria - In Your Blood
Black Metal
Rotting Christ - Theogonia
Death Metal
Behemoth - The Apostasy
Doom Metal
Candlemass - King Of The Grey Islands
Extreme Doom Metal
Evoken - A Caress Of The Void
Folk/Pagan/Viking Metal
Ensiferum - Victory Songs
Gothic Metal
Paradise Lost - In Requiem
Grindcore
Pig Destroyer - Phantom Limb
Heavy Metal
Amorphis - Silent Waters
Industrial Metal
Samael - Solar Soul
Melodeath/Gothenburg
Dark Tranquillity - Fiction
Metalcore
Chimaira - Resurrection
Post-Metal
Neurosis - Given To The Rising
Power Metal
Kamelot - Ghost Opera
Progressive Metal
Symphony X - Paradise Lost
Stoner/Sludge Metal
Down - III: Over The Under
Thrash Metal
Exodus - The Atrocity Exhibition - Exhibit A
Outros prémios:
Melhor música cover
Turisas - Rasputin (Boney M.)
Melhor álbum de estreia
Alcest - Souvenirs D'Un Autre Monde
Melhor DVD
Helloween - Keeper Of The Seven Keys - The Legacy World Tour 2005/2006 - Live On 3 Continents
Melhor videoclip
Kamelot - Ghost Opera
Maior queda
Nightwish - Dark Passion Play
Maior surpresa
Nightwish - Dark Passion Play
Prémios especiais:
Melhor drama
And the tr00 Gorgoroth is...
Numa espécie de rescaldo em relação aos resultados, convém referir que houve batalhas extremamente interessantes na categoria de Grindcore, com Pig Destroyer e Cephalic Carnage a disputarem todo o tempo de votação o primeiro lugar; na categoria de Power Metal deu-se a batalha mais renhida de sempre entre Kamelot e Nightwish, ganhando os Kamelot por uma diferença mínima (1 voto em 1091). Os Nightwish, que iam ganhando na categoria de Power Metal, ganharam no maior fiasco e na maior surpresa: o álbum Dark Passion Play dividiu os fãs de Power Metal do mundo inteiro, uns adorando, outros detestando, mas ninguém ficando indiferente. No Folk Metal os Korpiklaani, após terem ganho a categoria nos passados três concursos, perderam pela primeira vez para os Ensiferum; mais, ficaram em sexto lugar apenas!
Este foi também o ano com mais votações de sempre, com um média de 800 votos por categoria.
Pessoalmente concordei com a maioria dos resultados. Na categoria de Alternative Metal trocaria os Apocalyptica pelos Antimatter (que ficaram em segundo), na de Doom Metal escolheria Novembers Doom (que ficaram em segundo por apenas 20 votos em 615), em Gothic Metal escolheria Tristania em vez de Paradise Lost (mais uma vez, segundos classificados), em Metalcore os Between The Buried And Me (segundos, também) e não os Chimaira e em Progressive colocaria os Pain Of Salvation (sextos classificados) no lugar dos Symphony X. No maior fiasco, colocaria os Sonata Arctica em primeiro (ficaram em segundo com 4 votos a menos que Nightwish).
Refiro ainda que nos prémios de 2006, os Moonspell e o seu álbum Memorial ganharam a categoria Gothic Metal e o videoclip Finisterra também foi o mais votado.